Temon na vanguarda da tecnologia 3D

Home/Noticias/Temon na vanguarda da tecnologia 3D

Temon na vanguarda da tecnologia 3D

Temon na vanguarda da tecnologia 3D

Empresa é pioneira no uso do Sistema Revit no setor de instalações elétricas e hidráulicas

São Paulo, julho de 2017 – A tecnologia 2D já é coisa do passado na Temon. A empresa é a primeira e, até o momento, a única no setor de instalações a utilizar em seus projetos o software Revit (3D) dentro do conceito Building Information Modeling (BIM), em português, Modelagem da Informação da Construção. A ferramenta possibilita a inserção de elementos com características próprias e muito próximas da realidade. “Mais do que inserir elementos em tamanho real para compatibilização, com a utilização do Revit dentro do conceito BIM temos acesso a uma série de informações que nos permite planejar, controlar e executar uma obra de maneira eficiente”, assinala Álvaro Assumpção, presidente da Temon.

Já bem conhecido no mercado de engenharia, o Revit pode ser usado no desenvolvimento de projetos e instalações compatibilizadas, reduzindo drasticamente a necessidade de ajustes em campo, com a consequente economia de material e mão de obra. De modo mais amplo, pode ser aplicado na manutenção de construções em operação e na tomada de decisões frente a um novo projeto. Ou, como resume Assumpção, “o sistema promove o compartilhamento de informações, seja de mão de obra, de materiais, de cronogramas e de formas de trabalho, entre aqueles que projetam, constroem e ocupam uma edificação”.

Na prática, o Revit possibilita que o processo de tomada de decisão ocorra onde custa menos: no projeto e no planejamento da obra. Assim, são evitados problemas que seriam verificados apenas em campo, gerando impacto direto no tempo de execução e no aproveitamento racional de material.

Projetos

Todos os integrantes da equipe da Temon ou já tinham conhecimento ou receberam treinamento quando o Revit foi implantado na empresa. Em vários projetos, a tecnologia foi aplicada integralmente, como no DCA Zarif (galpão de armazenamento), Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano (Rede D’Or) e Shopping Cuiabá. Nesses casos, o sistema foi adotado desde o planejamento até o controle de estoque para uso do material em campo.

Em outros projetos, o programa foi aplicado parcialmente, para compatibilizar a instalação e gerar documentos para compra de material e pré-fabricação de redes de combate a incêndio na unidade de beneficiamento da Temon localizada em Santo Antônio de Posse (SP). Entre eles, estão a modernização do terminal do operador ADM, em Santos, e os projetos Avenues World School, Call Center Memorial, Cityplex Osasco e Fórum Cível de Curitiba.

A Temon também usa o Revit para apresentações de seus projetos. Com o programa, a empresa cria vistas, cortes e passeios virtuais dentro do empreendimento, permitindo a visualização do que será executado, aumentando a interação do cliente com a construção e a instalação.