Produtividade e inovação na retomada do crescimento

Home/Noticias/Produtividade e inovação na retomada do crescimento

Produtividade e inovação na retomada do crescimento

O Brasil vem atravessando uma das piores recessões de sua história, mas a Temon – empresa com 40 anos de atuação em grandes projetos de engenharia e construção, navega na contramão da crise, garantindo resultados positivos, apesar da redução de demanda em quase todos os setores da economia. Momentos de crise são também importantes para os negócios, trazem uma nova visão, desenvolvem conceitos, permitem repensar os processos, traçar novos propósitos e realizar investimentos que não são possíveis quando a economia acelera a todo vapor.

Dois fatores podem ajudar a alavancar o crescimento de uma empresa e não devem ser esquecidos ou deixados de lado em tempos de crise. São eles: a inovação e a qualificação dos colaboradores. É sempre tempo de investir no aprimoramento dos processos e de manter o brilho do time.

Apesar de o Brasil figurar entre as 10 maiores economias do mundo, a produtividade do trabalhador brasileiro é sempre apontada como baixa em relação aos países desenvolvidos, seja em pesquisas nacionais ou em levantamentos de instituições internacionais.

A organização americana Conference Board realizou uma pesquisa entre 60 países, tendo como média a produtividade nos Estados Unidos. Conforme o estudo, quatro brasileiros produzem como um único americano. As razões para a distância são muitas, entre elas a educação e o acesso à tecnologia.

A qualificação para lidar com processos em constantes evoluções e as rápidas inovações mundiais são armas contra a baixa produtividade. É preciso que as empresas tenham sempre ativos seus projetos de qualificação, incentivando os seus colaboradores a buscar e a desejar esse aperfeiçoamento. Hoje na Temon, são mais de 1.800 colaboradores atuando nos diversos segmentos em que a empresa marca presença permitindo que os setores de engenharia e construção, além da indústria, operem a plena carga, e que os clientes estejam prontos para desenvolver seus serviços, independente do porte que tenham.

 

Capacitação e tecnologia

A Temon tem ativos projetos de qualificação e de qualidade para treinamento de suas equipes. A excelência dos serviços exige de seus colaboradores uma constante atualização em processos inovadores garantindo alta produtividade e os melhores resultados dentro de seu mercado. No momento da retomada da economia, largam na frente aqueles que estão prontos a atender as novas demandas, uma matemática que envolve custos e resultados. Como disse certa vez Paul Krugman, prêmio Nobel de economia: “produtividade não é tudo, mas no longo prazo é quase tudo.”

Outra questão é o investimento em tecnologia e inovação. Se esses dois indicadores são capazes de medir o desempenho de um país, são também chaves para avaliar o comportamento das empresas. Um ranking global de inovação produzido pela consultoria A.T Kearney, coloca o Brasil na posição de número 69, entre 128 países pesquisados. Isso mostra o quanto ainda temos que caminhar rumo à inovação em nossos processos se quisermos nos tornar mundialmente mais competitivos em todas as áreas da economia, do agronegócio, e de instalações de engenharia. Nada escapa.

A inovação não está ligada apenas a ações grandiosas em novas linhas de produção, equipamentos de última geração ou pesquisas com grandes investimentos. Ela está também no dia a dia do trabalho de equipes empenhadas em dar as melhores soluções em seus processos e, mais que isso, em perceber as necessidades dos clientes para então, pensar em novas estratégias e modelos.

A Temon se orgulha de ter um time antenado que busca levar esse sentimento da inovação para todas as áreas da empresa. Os resultados não poderiam ser melhores, já que, a companhia está ligada ao que há de mais recente no mundo e pronta para incorporar modelos cada vez mais eficientes aos seus processos.

2017-06-06T16:18:59+00:00 junho 6th, 2017|Categories: Noticias|Tags: , , , , , , , |